Fotografias de Família Premiadas na FineArt Association
Compartilhe
Foram três fotografias premiadas na Fine Art Association!!!
Que loucura! Assim, de uma vez! O coração até bateu aqui 🤣🤣
Há pouco tempo comecei a participar de concursos fotográficos e com eles tenho aprendido muito, mas a melhor parte é receber reconhecimento com as minhas fotografias de família, contando histórias de pessoas queridas e estando no meio de tanta gente boa.
Já tenho mais de seis anos trabalhando com fotografia profissional em Ribeirão Preto e em qualquer lugar que me chamarem e continuo sempre estudando e treinando. Acredito que os concursos são uma etapa desse processo e sei que tenho muito chão pela frente. A fotografia documental de família está crescendo aqui no Brasil e estou amando contar histórias com o meu olhar.
Vencedora no Concurso de Família
A primeira imagem é da família da minha amiga de longa data, a Bianca, fizemos esse ensaio com um casal nada comum para comemorar dois momentos dos avós dela: 56 anos de união da Penha e do Osder e 80 anos dessa senhorinha fofa. Bons tempos que podíamos todos nos encontrar, tomar um cafezinho e abraçar apertado. Foi uma tarde de ensaio de família em uma pracinha aqui em Ribeirão Preto, na frente da casa dos avós, já que eles não podiam ir muito longe. Por isso que eu falo que não precisamos de lugares extraordinários para fazer fotos bonitas e cheias de carinho.
Esta imagem ganhou na categoria de fotografias dirigidas, ou seja, nas fotografias lifestyle onde eu direciono as pessoas que estão na cena e todos adoraram o resultado! Obrigada, Bi e família, por confiar em mim para fotografar esse momento de vocês!
Duas fotografias premiadas no concurso "História e Significado"
Nesse concurso de categoria mais livre, somos convidados a brincar com a escrita, sendo uma outra forma de nos expressar para contar histórias. Vocês podem conferir neste link as outras imagens do concurso.
A fotografia da minha tia avó, Dirce, acabou se tornando icônica, já recebi muitas mensagens me dizendo como ela é boa e marcante e fiquei feliz ao mesmo tempo que surpresa com a repercussão que ela teve. Inclusive ela já foi passear pelo mundo na exposição fotográfica Transforming Perspectives como já contei aqui no blog
Essa imagem ficou em PRIMEIRO LUGAR no concurso "História e Significado" e é aquela foto que eu nem imaginava ter tanta força e pensar que eu nem ia fazê-la, mas às vezes o enigma, o mistério, as pistas, a construção de uma história são tão fortes quanto uma imagem espontânea. Fotografia é documento e construção e essa foto me mostrou esse desafio, essa outra maneira de conta algo. É a história da minha tia avó Dirce, de alguém que fui conhecer mais quando eu e minha mãe esvaziávamos o apartamento dela em SP após seu falecimento.
A segunda fotografia que foi ganhadora neste concurso é de uma pessoa que sempre me recebe em casa pra longas conversas. Na foto, foi um momento de despedida da Karoline Saadi e a pequena Clarice antes dela passar um tempo com o pai biológico em uma cidade distante! Eu acho incrível isso, em como os detalhes também contam muito.
Quando mostrei pra ela esse registro ela disse "(...) depois desse ano que ficamos tão juntas, parece que tem um buraco morando no meu peito. E eu sabia, nesse dia antecessor a viagem, que essas fotografias fariam sentir o que eu preciso, que ela mora em mim, que ela cabe em mim, que ela sempre terá espaço nos meus braços, e que ela volta. Sempre voltará a caber aqui. O vazio e o silêncio irão passar. E enquanto isso, essas fotografias alimentam o meu sentir. Me propiciam ouvir a voz, sentir o cheiro, morar no abraço".
Eu amo fotografar esses detalhes dentro da fotografia de família, corpo com corpo, um corpo que está crescendo e outro que cuida e carrega. Separados, mas juntinhos. Um amor que cabe no colo, mas de tamanho intangível. Um carinho que se carrega, mas seu peso não tem medidas. Transborda
Obrigada, Ka, pelo carinho e confiança nesse momento de vocês duas ❤
É isso, são histórias de famílias que fui descobrindo como é encantador e desafiador fotografá-las, por isso me movimenta! Sem vocês das fotos, eu não alcançaria essa premiação. Obrigada! ❤
Agradeço também ao fotógrafo Wellington Fugisse pelo julgamento e toda a organização da Fine Art e também às lindas Manu Rigoni e Adriana Costa pelo julgamento no concurso de família! Muuuito obrigada ❤