Parto Documental | Bem vindo, Felipe! | Ribeirão Preto (SP)
Compartilhe
Conheci a Re e o Pedro no dia do ensaio gestante deles. Estava um clima maravilhoso e escolhemos o parque Olhos d'água em Ribeirão pra fazer as fotos. Depois que terminamos fomos bater um papo sobre a gestação e como estava todo o processo, foi aí que a Re me perguntou - você fotografaria nosso parto? - e eu travei na hora! Falei que nunca tinha nem visto um! Hahahaha
Fiquei pensando nesse convite, matutando a ideia, mas não fui atrás... No dia que fomos entregar as fotos do ensaio, eles me perguntaram de novo - e aí, vamos fotografar o parto? - e eu pensei, por que não? Fui pesquisar, estudar, vi alguns cursos, vídeos, relatos, histórias, fiquei sabendo como funcionam as contrações, contatei o hospital, etc. Aprendi a ficar "de plantão" assim como os outros profissionais que fazem parte dessa vida diária do parto.
Numa madrugada meu celular toca e era a hora. Fui para o hospital acompanhar um momento muuuito diferente de tudo aquilo que já tinha fotografado. Observei tudo, escutei tudo, para mim foi um momento muito introspectivo. Entendi que esse tipo de fotografia é um desafio pro corpo e a gente vive quase tudo junto apesar de estar concentrada na câmera.
A Re e o Pedro passaram por um momento muito forte juntos. Nem sempre é fácil decidir entre um parto normal ou cesárea quando se quer o primeiro. A cesárea foi muito rápida e o Felipe nasceu já observando tudo, saudável e querendo mamar. Fotografei esses momentos da maneira mais natural possível.
A ficha só caiu quando cheguei em casa algumas boas horas depois, extremamente cansada, mas muito feliz. Nunca imaginei fotografar um parto humanizado e foi uma experiência documental incrível. Agradeço demais pela Re e o Pedro que confiaram no meu olhar pra um momento tão importante e sensível da vida deles. Faço tudo de coração e eles fizeram nascer uma vontade louca de registrar mais relatos documentais como esse.
Bem vindo, Felipe!
Com amor, Fer e Gui ❤